Quem Somos

O Centro de Eficiência em Sustentabilidade Urbana – CESU de Teresina é um projeto piloto financiado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq. Constitui-se como uma unidade que realiza a avaliação de soluções de empresas antes de serem adotadas na modernização de cidades.


O CESU de Teresina está sendo estruturado pela Universidade Federal do Piauí – UFPI para ser acessado por agentes públicos municipais, empresas privadas e públicas, estudantes, e pelo próprio cidadão. Deste modo, consiste em um projeto multidisciplinar que busca beneficiar diferentes atores sociais, a partir do uso de soluções tecnológicas inovadoras para os problemas urbanos.

Objetivo

O escopo central do Centro de Eficiência em Sustentabilidade Urbana – CESU/Teresina consiste em validar no ambiente urbano, Tecnologias Climáticas que promovam a redução da emissão de carbono e propiciem melhor qualidade de vida à população da Cidade de Teresina. Para isso, o Centro promoverá a validação de tecnologias climáticas que darão suporte à redução da emissão de carbono e à economia 4.0. O CESU-Teresina é um laboratório urbano vivo voltado para validar soluções para problemas públicos urbanos, com foco na mitigação dos efeitos das mudanças climáticas.


Considerando o apoio à inovação como um instrumento de política pública importante na busca para a solução de problemas urbanos nas cidades brasileiras, a implantação do projeto piloto de Teresina será utilizado como modelo para outros municípios.

O CESU TERESINA contribui com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável - ODS da ONU