Mantendo o espírito co-criativo e colaborativo, em outubro de 2023, realizamos o II Encontro Nacional de Urban Living Labs, resultado da colaboração entre o CESU-Teresina e o E.I.T.A-Labs. O evento foi realizado em Recife como parte do Rec’n Play, grande festival nacional de tecnologia e inovação. 

   Para este evento recebemos um total de quinze labs para a participação e apresentação.

   A programação foi montada com foco na questão das experiências e desafios enfrentados pelos laboratórios no processo de manutenção de suas atividades e no acesso a recursos.

DIA 1

19 de Outubro de 2023

      No primeiro dia de encontro, contamos com a presença do Procurador Federal, membro da Advocacia-Geral da União, Bruno Portella que abordou questões relacionas a compras públicas de inovação e sustentabilidade. Na oportunidade, os laboratórios puderam debater sobre os principais elementos de suas atuações, dificuldades encontradas e perspectivas, tanto em relação ao futuro dos Labs, quanto das possibilidades de recurso e desenvolvimento da política nacional de ciência, tecnologia e inovação.

      A atividade gerou uma sinergia muito interessante entre os laboratórios, dos quais, os pontos mais abordados foram a questão da sobrevivência dos laboratórios que estão alocados em insitutos de ensino superior (ICTs), as dificuldades dos labs em acessarem editais de financiamento de inovação devido a ausência de uma definição mais clara na lei do que são os laboratórios, já que a legislação coloca os laboratórios na categoria “outros”. 

    Também foi muito comum entre os atores de inovação a discussão sobre a descontinuidade de projetos, ou a dificuldade de estabelecer parcerias com outros atores de inovação de seus territórios. A questão das metodologias de validação também foi um tema recorrente entre os participantes, bem como a importância de investir em inovação aberta.

     Sobre as principais lições aprendidas, foi ressaltado a importância da presença do gestor público municipal para que a inovação e os projetos de fato possam ocorrer; e a importância de ter alguma forma de atrativo para o desenvolvimento e/ou atração de empresas e soluções, para essas testarem as suas soluções. Além disso, foi bastante enfatizado a necessidade de fortalecer espaços de interação e trabalho coletivo entre os labs.

    O final do dia foi marcado pela proposta da elaboração da carta de intenções para ser apresentada a representantes do MCTI com os principais apontamentos dos laboratórios urbanos e de inovação, a ser lida e aprovada no início do segundo dia de evento.

DIA 2

20 de Outubro de 2023

O segundo dia do encontro culminou em um espaço de colaboração extremamente produtivo entre os Labs, com discussões ricas e criativas, análise da conjuntura e das possibilidades de atuação desses laboratórios. O ponto alto foi a elaboração de uma carta conjunta dos Urban Living Labs, apresentando propostas para impulsionar a inovação. Esta carta manifesto será entregue a representantes estratégicos no campo da inovação em nível federal. Para encerrar com chave de ouro, os representantes de cada Lab apresentaram pitches inspiradores, proporcionando um acervo substancial de material para impulsionar nossa contínua exploração da inovação no ambiente urbano. 

    O segundo dia de evento foi iniciado com a apresentação da minuta de proposta da carta, e pela apresentação da sugestão de abrir a construção da carta para os demais Laboratórios que compõem a rede, mas que não puderam participar do evento de forma presencial, a proposta foi apresentada e aprovada por todos, tendo como encaminhamento um prazo de uma semana a partir da data do dia 25/10/23, para a conclusão das contribuições conjunta.

     Como continuidade da programação, os laboratórios apresentaram os seus Pitch Cases, momento esse que foi aberto ao público, dentro do Festival Rec’n Play.

FOTOS DA EDIÇÃO:

PARCEIROS