A validação de soluções urbanas inovadoras e sustentáveis visa contribuir para a redução da emissão de CO2 na atmosfera e consiste como ação central do CESU-Teresina. Como um processo de contribuição para políticas de adaptação à crise climática, nosso objetivo abrange incentivar e impulsionar a inovação no país, ofertando a possibilidade de experimentação em um ambiente urbano real na cidade de Teresina. 


No entanto, para alcançarmos nossa principal meta, percorremos uma trilha inicial para preparar Teresina para a validação de soluções urbanas inovadoras:

LANÇAMENTO

EDITAL

Em 27 de fevereiro de 2023 lançamos nosso Edital para seleção e validação de Tecnologias Climáticas, priorizando aquelas que promovam a redução da emissão de carbono, propiciem melhor qualidade de vida às pessoas e sejam replicáveis para outras cidades. Foram definidos cinco eixos temáticos, são eles:

EIXOS TEMÁTICOS

MEIO AMBIENTE

SAÚDE

ENERGIA

MOBILIDADE E ACESSIBILIDADE

SANEAMENTO INTEGRADO

As soluções inovadoras devem contribuir com questões de interesse público no âmbito do Município de Teresina, com ênfase nas questões relacionadas à mudança climática.

BENEFÍCIOS

COLABORAÇÃO

As empresas estarão trabalhando em rede e estímulo ao networking com órgãos públicos e outros atores do ecossistema de inovação da cidade.

CERTIFICAÇÃO

As empresas com tecnologias validadas poderão utilizar a certificação de validação como um atestado de que a sua solução inovadora é eficaz, tanto para resolver um problema público urbano, quanto para mitigar os efeitos da crise climática. 

MENTORIAS ESPECIALIZADAS

 O Cesu Teresina fornece um conjunto de mentores para a elaboração dos modelos de negócio, acompanhamento, medição e comprovação do impacto ambiental e social das soluções e acompanhamento de todas as etapas de implementação e teste.​

VISIBILIDADE

O processo de implementação e teste permite que as empresas apresentem a sua solução para um conjunto vasto de atores do ecossistema de inovação tanto a nível local quanto a nacional.


BANCO DE SOLUÇÕES

O CESU-Teresina irá criar um banco de soluções de problemas público urbanos específico para Tecnologias Climáticas que possam ser replicadas em outras cidades com desafios semelhantes, possibilitando aquisições pelo setor público, via compras públicas de inovação e tendo como resultado o aumento da qualidade de vida das pessoas.

Neste primeiro Edital, o CESU-Teresina selecionou nove empresas de diversas regiões do país para validarem suas tecnologias em Teresina, são elas: 

Acompanhe o nosso site e as nossas redes sociais!

 Nos próximos meses vamos atualizar você com os resultados das validações.