Criado pelo Marco Legal das Startups e do Empreendedorismo Inovador – MLSEI (Lei Complementar n. 182, de 1º de junho de 2021), o Contrato Público de Solução Inovadora é uma modalidade especial de licitação que permite ao Poder Público testar soluções inovadoras desenvolvidas ou em desenvolvimento. O objetivo principal é possibilitar a experimentação de novas ideias que possam atender às necessidades públicas .
Conheça o nosso primeiro CPSI:
CPSI para auxiliar a execução e monitoramento do Plano Diretor de Arborização Urbana de Teresina (PDAU). A Prefeitura Municipal de Teresina, por meio da sua Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMAM), lançou neste ano de 2024, o seu próprio Plano Diretor de Arborização Urbana (PDAU).
O PDAU conta com um conjunto de diretrizes e metas a serem alcançadas a fim de realizar melhorias na arborização da cidade e consequentemente no bem-estar da sua população. Com isso, tal documento traz objetivos específicos ousados que vão desde a estabelecer ações e projetos para a implantação, manutenção e monitoramento da Arborização Urbana, como programas de educação ambiental, dentre outros.
Logo, compreeendendo a robustez e os desafios do plano para a sua plena implementação e efetivação, a SEMAM solicitou uma parceria com o Centro de Eficiência em Sustentabilidade Urbana – CESU Teresina para auxilia-la na execução do PDAU, levando em consideração a expertise do CESU com ambientes de inovação, teste e validação de soluções inovadoras para desafios públicos complexos.
Acesse a apresentação do projeto: