No dia 05 de Junho de 2024, no Centro de Convenções de Teresina, dentro da V Conferência Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, o CESU Teresina em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do Piauí (SEMARH) realizou o evento “CLIMATHON 2024: Resiliência Urbana, Inovação e Clima”.

O evento teve como objetivo sensibilizar e promover uma cultura de inovação e resiliência urbana nas instituições de ensino participantes, estimulando o desenvolvimento de soluções inovadoras para problemas e desafios climáticos reais do Estado do Piauí.

O QUE É O CLIMATHON?

O Climathon ou Ideathon, é uma maratona de ideação que visa estimular o desenvolvimento de soluções inovadoras para as cidades inteligentes e sustentáveis, conectando os diversos atores, explorando e abrindo espaço para ideias criativas e soluções inovadoras, que solucionem problemas e desafios reais de determinada área ou negócio. O evento é voltado para o público jovem, estudantes de qualquer instituição, onde estarão organizados em equipes multidisciplinares que cocriarão soluções para transformar positivamente o Estado do Piauí. 

Pensando em duas de grandes dificuldades que o estado enfrenta, em decorrência da alta temperatura e da grande emissão de dióxido de carbono, o desafio proposto para o CLIMATHON 2024 foi: "Como podemos usar tecnologias inovadoras e sustentáveis, ou soluções baseadas na natureza, para reduzir a emissão de CO2 e o aumento da temperatura?". A solução deverá considerar uma ou mais dessas temáticas: inovação com soluções baseadas na natureza; adaptação; economia criativa; inovação social; resiliência urbana; clima; mobilidade urbana sustentáveis e redução de emissão de gases Co2, tendo em vista que todas as soluções apresentadas devem ser alinhadas a uma das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).


Saiba tudo que ocorreu no CLIMATHON 2024:

Durante um dia de imersão, 8 equipes participaram ativamente da maratona de ideação, apresentando temáticas distintas que buscavam solucionar o problema da emissão de CO2 e aumento da temperatura no estado do Piauí. Além disso, eles puderam conhecer conceitos da inovação aberta e praticarem a dinâmica do DESIGN THINKING, o que, com a ajuda de uma equipe de mentores para auxiliá-los, ajudou na maturação das criações.


No final, as equipes apresentaram suas soluções para a banca julgadora, profissionais que trabalham nas áreas de ecossistemas, meio ambiente e sustentabilidade, os quais utilizaram critérios de avaliação como:



As equipes que levaram o pódio foram: 

1º Lugar: AGROFLORESTA: “Monitoramento itinerante e ecossistema de informações”;


Lugar: ZEBRA: "Transformação das faixas zebradas em espaços vegetados multifuncionais";


3º Lugar: ECOCRIATIVAS: Desenvolveram aplicativo chamado "ECONECTA" que visa integração entre órgãos públicos, iniciativas privadas e cidadãos em torno das ações públicas sustentáveis;


3º Lugar:  SQUAD: "Incentivar a promoção de um sistema de recompensas para o consumo consciente através de um aplicativo desenvolvido chamado "VERDIN".