O CESU-Teresina é parceiro do projeto Alianças Urbanas Transformadoras e junto a outros atores locais de coalizão promovem melhorias no Residencial Edgar Gayoso na Zona Norte de Teresina-PI.

Alianças para a Transformação Urbana promove a coalizão de atores locais no residencial Edgar Gayoso, em Teresina/PI. As atividades tem o objetivo de promover transformações urbanas inclusivas e de baixo carbono por meio de novos modelos de governança.  

O CESU-Teresina é parceiro do projeto Alianças Urbanas Transformadoras: catalisando parcerias em cidades para promover mudanças sistêmicas rumo a sustentabilidade (TUC), coordenado pela Universidade das Nações Unidas – UNU. O TUC tem por finalidade promover estratégias para uma maior sustentabilidade climática e inclusão nas cidades, através do desenvolvimento de intervenções urbanas localizadas em territórios de grande vulnerabilidade social. Para isso, o projeto prevê, inicialmente, a criação de 5 Urban Living Labs (ULL) na América Latina com o objetivo de promover experimentos sociais com novos modelos de governança com foco na participação ativa de diferentes atores – academia, sociedade civil e poder público.

Foto: Paulo Sérgio/WRI Brasil 

Foto: Paulo Sérgio/WRI Brasil 


Foto: Paulo Sérgio/WRI Brasil 


As cidades selecionadas pelo projeto foram Teresina e Recife no Brasil, Buenos Aires na Argentina e León e Naucalpan no México. Em Teresina, o CESU-Teresina é um dos representantes da academia no projeto, participando diretamente da coalizão de Atores no desenvolvimento de um Laboratório urbano Vivo do Residencial Edgar Gayoso, localizado na zona norte de Teresina. 

 O projeto é financiado por um consórcio de instituições, são elas: a Universidade das Nações Unidas (UNU-EHS), o World Resources Institute (WRI), o International Institute for Environment and Development (IIED) e o German Development Institute (DIE-GDI). O Transformative Urban Coalitions – TUC é financiado pelo German Federal Ministry for Environment, Nature Conservation and Nuclear Safety under its International Climate Initiative (IKI).

Foto: Paulo Sérgio/WRI Brasil 


As professoras Monique Menezes e Barbara Johas,  junto as as estudantes da Universidade Federal do Piauí, Clara Nunes, Maria Eduarda Barros e Amanda Ravelly são as representantes do CESU-Teresina na coalizão, buscando somar esforços e interesses comuns entre o CESU-Teresina e a Coalizão de Atores do Edgar Gayoso. Além de reuniões mensais com os demais participantes do ULL, as professoras e alunas participaram de dois mutirões no Residencial que teve como principal objetivo reformar o canteiro central do bairro, transformando-o em uma área de lazer para os moradores.

Antes da reforma - Canteiro Central Residecial Gayoso

Foto: Paulo Sérgio/WRI Brasil 


 Reforma Canteiro Central Residecial Gayoso

Foto: Paulo Sérgio/WRI Brasil 


 Reforma Canteiro Central Residecial Gayoso

Foto: Paulo Sérgio/WRI Brasil 


Até o momento já foram realizados, dois mutirões no Residencial Edgar Gayoso, um no início de Agosto de 2022, em que foram iniciadas algumas mudanças no Canteiro da Avenida Central e um segundo mutirão, nos mês de Outubro de 2022,  que contou grande participação da comunidade local, participando de atividades como circuito sensorial, cobertura do Canteiro Central com tecidos e cinema para todos. Confira as imagens:

CONFIRA MAIS SOBRE NOSSAS AÇÕES JUNTO Alianças Urbanas Transformadoras - rESIDENCIAL EDGAR GAYOSO

Cesu Teresina e Aliança Gayoso Celebram Conquistas de 2023 em Projeto de Intervenção Urbana Sustentável 

Pesquisa comunitária do Residencial Edgar Gayoso 

Mapeamento Afetivo com Crianças e Jovens no Residencial Gayoso 

Cartografia Afetiva para as crianças do Residencial Gayoso

Roda de conversa com Mulheres do Residencial Gayoso