CURSO DE FORMAÇÃO: INOVAÇÃO ABERTA, MARCO LEGAL DAS STARTUPS – MODALIDADES DE CONTRATAÇÃO NO SETOR PÚBLICO 

O curso "Inovação Aberta, Marco Legal das Startups - Modalidade de Contratação no Setor Público" foi ministrado na Escola do Legislativo Vereador Firmino Filho - Câmara Municipal de Teresina, e ocorreu entre os dias 24 de outubro de 2023 a 28 de novembro de 2023. Nossa aula (24 de outubro) teve como tema "Por que inovar na gestão pública?", ministrada pela professora Monique Menezes, estabelecendo os alicerces para uma experiência enriquecedora. 

A segunda aula, em 1 de novembro, explorou "Os desafios do século XXI para a Gestão Pública", ministrada pela coordenadora do Cesu Teresina, professora Bárbara Johas. Ao longo do curso, temas cruciais foram explorados, destacando-se a aula sobre "Cidades Inteligentes e Gestão Urbana", ministrada pela pesquisadora Barbara Dantas em 21 de novembro.

A inovação esteve em foco no dia 8 de novembro, com a instigante oficina de Design de Problemas conduzida por Karoline Fernandes. Os participantes mergulharam nas complexidades do Design Thinking, explorando a Árvore de Problemas e os 5 Porquês, uma jornada inspiradora rumo à inovação e solução de desafios. No dia 14 de novembro, o pesquisador e professor Erick Elysio liderou a aula sobre "Políticas Públicas, Regulação e Financiamento para Cidades Sustentáveis", proporcionando uma imersão profunda nas estratégias para construir cidades mais sustentáveis.

A culminação ocorreu em 28 de novembro, com a professora Andrea Fialho abordando "Inovação Aberta e Compras Públicas de Inovação". Após a aula, houve a entrega dos certificados, incluindo os do curso de Libras, na presença de autoridades como os Vereadores Deolindo Moura, Venâncio Cardoso, Diretor da Escola do Legislativo Municipal e o Presidente da Escola do Legislativo, Vereador Enzo Samuel.

O curso, com o objetivo de capacitar profissionais para enfrentar desafios na gestão pública diante de mudanças significativas, cumpriu sua missão ao discutir temas cruciais, promover a transformação digital de serviços e desenvolver habilidades para aprimorar a gestão pública.

A equipe CESU Teresina expressa profundo agradecimento à parceria com a Câmara Municipal de Teresina e a Escola do Legislativo Vereador Firmino Filho. Juntos, construímos um futuro promissor, explorando a inovação e os desafios contemporâneos na gestão pública.

Confira os registros: